top of page
PESQUISA DO LIMIAR DE DESCONFORTO SONORO.png

Pesquisa do Limiar de Desconforto Sonoro

A pesquisa de limiar de desconforto sonoro é um procedimento audiológico usado para determinar o nível de intensidade sonora a partir do qual um som se torna desconfortável ou doloroso para uma pessoa. Esse valor é medido em decibéis (dB), varia de indivíduo para indivíduo e é importante para entender como as diferentes pessoas respondem a sons de alta intensidade.

 

Esta pesquisa é valiosa por avaliar a sensibilidade auditiva individual e auxiliar em várias áreas, deve ser conduzida por profissionais de saúde auditiva treinados e em conformidade com os padrões e protocolos clínicos adequados. É uma ferramenta importante que pode explicar, em conjunto com o quadro clínico, a queixa do paciente, como também orientar para a conduta para os pacientes.

 

Pode ser útil no diagnóstico de hiperacusia, uma condição em que os sons comuns são percebidos como dolorosos, sendo inclusive o objetivo principal, medir a intensidade sonora máxima que uma pessoa pode tolerar até que o som se torne desconfortável ou doloroso.

 

É frequentemente usada em ambientes clínicos, especialmente em audiologia e otorrinolaringologia.

 

É realizada usando um audiômetro especializado. O paciente é equipado com fones de ouvido e é exposto a uma série de tons em diferentes frequências e intensidades. O paciente informa ao examinador quando o som se torna desconfortável ou doloroso. Isso ajuda a criar um gráfico que mostra os limiares de desconforto sonoro em várias frequências.

 

Os resultados da pesquisa de limiar de desconforto sonoro podem explicar o porque da necessidade do uso de dispositivos de proteção auditiva, como protetores auriculares por indivíduos que apresentam alteração destes limiares, quando em ambiente ruidoso.

*A proteção auricular pode ser utilizada em situações curtas e emergenciais, não a longo prazo.

 

A pesquisa do limiar de desconforto sonoro é usada em estudos de pesquisa para entender melhor as respostas das pessoas a níveis de som elevados e suas implicações para a saúde auditiva.

 

Em casos de perda auditiva, especialmente quando se considera o uso de aparelhos auditivos, pode ajudar a ajustar a amplificação sonora de acordo com a tolerância da pessoa ao som.

 

Em ambientes de trabalho ruidosos, como indústrias, pode ser usada para monitorar a saúde auditiva dos trabalhadores, ajudando a garantir que os níveis de exposição ao ruído estejam em conformidade com as regulamentações de segurança no trabalho.

bottom of page